Tuesday, July 16, 2013

6º Bootcamp - Actividades

O 6º bootcamp foi marcado pela definição das actividades do nosso modelo de negócio.

Uma empresa para ter sucesso, necessita de organização e, tal como num computador, tudo corre em processos cruciais e tarefas a serem executadas.
As actividades chave são isto mesmo, processos base que fazem a empresa funcionar. Mas não basta funcionar, para ter sucesso, tudo isto deve ser optmizado quer a nível financeiro quer a nível de pessoal.
A própria equipa deve ser equilibrada:
  • 33% de competências técnicas
  • 33% de gestão
  • 33% de empreendedorismo
  • 1% de boa disposição e optimismo!

Características que se revelam na nossa equipa, por sermos de áreas distintas.

Uma frase muito interessante, Work ON it not IN it, de Michael Geber, foca-nos no objectivo do Energia de Portugal, criar uma Startup de sucesso, que seja sustentável, isto implica não necessitar da nossa presença constante. 

Hoje em dia fala-se em "criar o seu próprio emprego" mas o que estamos realmente a fazer é desenvolver um negócio que irá criar empregos para outras pessoas.
A atitude do empreendedor perante uma ideia:
  1. Cria
  2. Alcança
  3. Delega
  4. Nova ideia 
 Aprendemos ainda como dividir as actividades-chave em processos e estes em tarefas.
Existem actualmente vários programas para nos ajudarem à organização, de utilização gratuita.

O dia contou com a presença da Filipa Neto, da Style in a Box que nos falou da experiência do Energia de Portugal, o percurso, as dificuldades, a resiliencia e a determinação em levar a ideia até ao fim do mundo!
Da parte da tarde, Martim Avillez Figueiredo, fundador do Jornal i, mostrou-nos como a realidade não é sempre cor-de-rosa e os negócios, por melhores que sejam, também caem. No entanto, o falhanço ensina-nos mais do que o sucesso. Quando falhamos podemos provar que algo está errado, por experiência própria e saber as razões da queda. O sucesso nos diz apenas que resultou, naquelas circunstâncias.

No comments:

Post a Comment